A Zé Pedro Associação Musical ( ZEPAM ), tem a sua origem na Escola de Música de Viana do Castelo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, fundada em 27/11/1975 pelo professor e Maestro “José Pedro Martins Coelho”.

________

Objectivos

  • Ensino da música a jovens;
  • Desenvolvimento e preservação cultural dos usos e costumes do Alto Minho.

Ensino Musical ministrado

Formação musical e instrumental (Acordeão, Bateria, Clarinete, Flauta transversal, Gaita de Foles, Percussão, Piano, Saxofone, Trompete, Trombone, Viola Dedilhada e Viola Baixo).

População Escolar

A média de frequência ao longo de 40 anos tem sido de cento e setenta alunos, com idades compreendidas entre os 4 e os 25 anos de idade.

Orquestra Ligeira

A Orquestra Ligeira, tem vindo a desenvolver ao longo de 40 anos um trabalho notável, de promoção e divulgação da música em todas as suas vertentes.
Tem realizado concertos em diversas localidades de Portugal Continental e Insular, Espanha, França e Brasil.

Banda de Gaiteiros

Para que a tradição da gaita-de-foles, no Minho, não seja esquecida, foi em 2000 constituída a banda de gaiteiros. Versando música popular portuguesa da região minhota e transfronteiriça, tem actuado em diversas localidades de Portugal, Espanha, França e Brasil.

Dixie Band

É uma das últimas iniciativas que diversifica a área de intervenção musical da ZEPAM e que tem proporcionado aos vianenses belos momentos de fruição artística.

Pankas

Agrupamento de percussão que pretende ser mais uma oferta na diversidade da área musical.

Teatro Musicado

Com diversas revistas levadas à cena, merece especial referência por ser a actividade que congrega a polivalência cultural da ZEPAM – Música, Dança, Canto, Folclore e Expressão Dramática.  

Corso Carnavalesco

A participação da ZEPAM no Corso Carnavalesco Vianense tem sido nos últimos anos a sua principal referência, graças á presença de cerca de uma centena de elementos, bem como, a temática e originalidade apresentada pelo grupo.

Marchas Populares

Reatando uma velha tradição vianense, na época dos Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro) desde de 1993 que os alunos da ZEPAM, saem para a rua, de arquinho e balão, encenando e coreografando temas da história de Viana e do seu povo, com música popular, num espetáculo de alegria, luz e cor.

Grupo das Janeiras

Na defesa e preservação das nossas tradições todos os anos é constituído o grupo das janeiras pelos alunos mais novos e pelos mais velhos que percorrem as ruas da cidade, a cantar as Janeiras.

NOVOS PROJETOS MUSICAIS

Curso de improvisação de Jazz

Objetivos:

  • Desenvolver competências, instrumentais e auditivas específicas da linguagem jazzística;
  • Desenvolver competências na área da improvisação jazz e música moderna (Blues, Pop, Rock, Funk);
  • Proporcionar um maior enriquecimento musical aos alunos provenientes de outras áreas musicais;
  • Preparação para exames de acesso ao curso superior de instrumentista de Jazz.

 

COMPONENTE SOCIAL

Além de ensinar música, de ensinar a preservar e defender a cultura popular de Viana de Castelo e Alto Minho, de procurar a inovação seguindo a luz e o pensamento do seu Fundador, é uma escola de afetos, de partilha, de gerações em que a componente social está sempre presente, no festejar o aniversário e sucessos escolares dos alunos, nos Magustos, as festas de Natal com a troca de prendas, na tradição antiga de saudar a entrada na Orquestra Ligeira, ou na Banda de gaiteiros com a multa do chouriço e broa.

É a escola onde os Pais dos alunos, já foram seus alunos.